Sentença Procedente: Reconhecimento de Trabalho em Condições Especiais e seus Reflexos na Aposentadoria

8 de junho de 2020 por Munemasssa Advogados

O Escritório Munemassa Advogados obteve, na Justiça Federal, reconhecimento de aposentadoria por tempo de contribuição, a partir da comprovação de tempo trabalhado em condições especiais, determinando que o INSS pague ao beneficiário os valores atrasados desde o requerimento administrativo.

O Autor da Ação foi submetido ao agente eletricidade superior a 250 Volts; e a comprovação dessa condição foi feita no Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). O entendimento da 5ª Vara Federal da JFRN está de acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça:

”À luz da interpretação sistemática, as normas regulamentadoras que estabelecem os casos de agentes e atividades nocivos à saúde do trabalhador são exemplificativas, podendo ser tido como distinto o labor que a técnica médica e a legislação correlata considerarem como prejudiciais ao obreiro, desde que o trabalho seja permanente, não ocasional, nem intermitente, em condições especiais (art. 57, § 3º, da Lei 8.213/1991). Precedentes do STJ.” Como a sentença determina condenação para o INSS o processo ainda será analisado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (remessa necessária).

Plantões Jurídicos Online:
Se você se enquadra nessa situação ou tem alguma dúvida, procure seu sindicato e os plantões jurídicos online do nosso escritório Munemassa Advogados.

Em caso de dúvidas, agende seu atendimento através do nosso Whatsapp 📲 (84) 9.9444-1267

Veja também:


Nota informativa

Munemassa Advogados comunica aos seus clientes, parceiros e colaboradores que nosso escritório estará fechado na tarde desta sexta, 04 de junho, em razão da troca e manutenção dos equipamentos das nossas salas.

Leia mais

HOJE! Dia Nacional de Mobilização ▶️ Live – A Reforma Administrativa vai EXPLODIR os direitos da população

HOJE! Dia Nacional de Mobilização ▶️ Live – A Reforma Administrativa vai EXPLODIR os direitos da população ✅ Dia 24/03 às 15h – Quarta-feira🕰 Convidados: 🔸 Andreia Munemassa – Assessora Jurídica do ATENS SN 🔸 Francisco Domingos – Assessor Político do ATENS SN 🔸 Amauri Perusso – Presidente da Região Sul da Pública Central do […]

Leia mais

Atendimento Presencial Suspenso

Em virtude do agravamento da Pandemia do Coronavírus em todo o RN, com repercussões diretas na alta ocupação de leitos críticos de UTI na Região Metropolitana de Natal e do Decreto Estadual publicado, o Escritório Munemassa Advogados, comunica aos clientes, parceiros e colaboradores que as atividades presenciais em nosso escritório estão suspensas até nova atualização. […]

Leia mais

Escritórios

Centro Empresarial Palatino - Sala 404
Rua Raimundo Chaves, 1570 Lagoa Nova
Natal-RN | CEP 59064-368

Executive Center - Salas 412 e 413
Rua Guajajaras, 910 Centro
Belo Horizonte-MG | CEP 30180-100