Reforma Administrativa é tema de Publicação do Escritório Munemassa

9 de outubro de 2020 por Munemasssa Advogados

O Escritório Munemassa Advogados produziu uma cartilha com as principais informações sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20 que trata da Reforma Administrativa encaminhada pelo Poder Executivo Federal e que muda regras para futuros servidores e altera a organização da administração pública abrangendo servidores públicos das três esferas governamentais: União, Estados e Municípios. O documento apresenta uma síntese bem elaborada que auxiliará entidades e trabalhadores a compreenderem as mudanças que as novas regras sugerem.

 

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, do Poder Executivo, altera dispositivos sobre servidores e empregados públicos e modifica a organização da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A ideia é dar início a ampla reforma administrativa com efeitos no futuro.

 

Chamada de PEC da Nova Administração Pública, a proposta altera 27 trechos da Constituição e introduz 87 novos, sendo quatro artigos inteiros. As principais medidas tratam da contratação, da remuneração e do desligamento de pessoal, válidas somente para quem ingressar no setor público após a aprovação das mudanças. O texto envolve trechos da Constituição que tratam da administração pública em geral; dos servidores públicos; dos militares dos estados, do DF e dos territórios; das atribuições do presidente da República; dos ministérios; das Forças Armadas; do Orçamento da União; da Previdência Social e de outras disposições gerais.

 

Em uma segunda parte, a PEC traz regras transitórias e prevê a eventual atuação dos entes federativos na regulamentação, já que alguns dispositivos – como exigência da criação de novos regimes jurídicos específicos para servidores –, se aprovados, dependerão de regulamentação posterior à promulgação das mudanças pelo Congresso Nacional.

 

Para ter acesso ao documento produzido pelo Escritório Munemassa Advogados acesse o link abaixo e baixe o documento na íntegra.

PDF: Reforma-Administrativa-Munemassa-Advogados.pdf

Plantões Jurídicos Online

Se você tem alguma dúvida sobre este assunto, procure os plantões jurídicos online do nosso escritório Munemassa Advogados.

 

Em caso de dúvidas, agende seu atendimento através do nosso Whatsapp (84) 9.9444-1267

Veja também:


STF considera COVID-19 como acidente de trabalho e trabalhadores não sabem importância de preencher a CAT

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a contaminação por COVID-19 em ambiente laboral configura doença ocupacional e pode ser considerada acidente de trabalho, o que significa que, na prática, trabalhadores de setores essenciais – como saúde e segurança, entre outros – que forem contaminados passam a ter acesso a benefícios como auxílio-doença acidentário, protegidos […]

Leia mais

INSS: Como posso solicitar o salário-maternidade?

Interessados em pedir o benefício do salário-maternidade, previsto na Lei nº 8.213/1991, devem fazer a solicitação pela internet, no portal de atendimento Meu INSS. É necessário ter inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e fazer um cadastro para ter acesso ao site. As regras e as condições para obter o benefício podem ser […]

Leia mais

Ecetista reabilitada em nova função após acidente tem direito a continuar a receber adicional

⚖ O Escritório Munemassa Advogados obteve na Justiça do Trabalho ganho de causa em ação que obriga a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) a restabelecer o pagamento do Adicional de Atividade de Distribuição e/ou Coleta Externa (AADC) retirado de uma servidora que, em decorrência de acidente de trabalho/doença ocupacional, foi reabilitada para função […]

Leia mais

Escritórios

Centro Empresarial Palatino - Sala 404
Rua Raimundo Chaves, 1570 Lagoa Nova
Natal-RN | CEP 59064-368

Executive Center - Salas 412 e 413
Rua Guajajaras, 910 Centro
Belo Horizonte-MG | CEP 30180-100