INSS: Como posso solicitar o salário-maternidade?

25 de novembro de 2020 por Munemasssa Advogados

Interessados em pedir o benefício do salário-maternidade, previsto na Lei nº 8.213/1991, devem fazer a solicitação pela internet, no portal de atendimento Meu INSS. É necessário ter inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e fazer um cadastro para ter acesso ao site. As regras e as condições para obter o benefício podem ser encontradas na página do INSS na internet.

 

De acordo com o INSS, o atendimento deste serviço será realizado a distância, não sendo necessário o comparecimento presencial nas unidades do INSS, a não ser quando solicitado para comprovação. No momento da comprovação é necessário apresentar uma série de documentos originais. Para a pessoa segurada que tem vínculo com carteira de trabalho o salário-maternidade deve ser solicitado diretamente ao empregador.

 

Podem solicitar o benefício as mulheres que se afastam do trabalho por causa do nascimento de filho e em razão de adoção ou de guarda judicial para fins de adoção. Também têm direito as mulheres que precisaram passar por procedimento legal de aborto.

 

A Lei nº 12.873 prevê a possibilidade de homens solicitarem o benefício. O salário-maternidade será devido ao adotante do sexo masculino, para adoção ou guarda para fins de adoção, para casos de famílias monoparentais ou de pais homoafetivos.

 

O INSS também assinala a previsão de pagamento no caso de falecimento do segurado, que tinha direito ao recebimento de salário-maternidade para o cônjuge ou companheiro sobrevivente, se este também possuir condições necessárias à concessão do benefício em razão de suas próprias contribuições.

 

O pagamento do salário maternidade é realizado por até 120 dias. O cálculo do valor do benefício varia conforme vínculo empregatício e a condição da segurada. Para a empregada ou trabalhadora avulsa, a Lei determina que o valor do benefício seja no mesmo valor da sua remuneração integral equivalente a um mês de trabalho.

 

No caso da empregada doméstica em atividade, o INSS salienta que a Lei determina que o valor do benefício seja no mesmo valor do seu último salário de contribuição. Para a segurada especial o INSS descreve que o valor mensal do benefício é de um salário-mínimo. Mas, caso efetue contribuições facultativamente, será o valor de 1/12 avos da soma dos 12 últimos salários de contribuição apurados em um período não superior a 15 meses.

 

A contribuinte individual do INSS, facultativa e desempregada (ainda com status de segurada) terá direito a 1/12 avos da soma dos últimos 12 últimos salários de contribuição apurados em período não superior a 15 meses. Exemplos das formas de cálculo do benefício estão disponíveis no site do INSS.

 

#SaibaMais #FiquePorDentro #FiqueSabendo #MunemassaAdvogados

Veja também:


Aviso

Munemassa Advogados comunica aos seus clientes, parceiros e colaboradores que nosso escritório estará fechado na próxima segunda 11 de outubro, em razão do feriado nacional do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, celebrado no dia 12 de outubro. As atividades retornam na próxima quarta-feira, 13 de outubro, em horário normal.

Leia mais

HOJE! Dia Nacional de Mobilização ▶️ Live – A Reforma Administrativa vai EXPLODIR os direitos da população

HOJE! Dia Nacional de Mobilização ▶️ Live – A Reforma Administrativa vai EXPLODIR os direitos da população ✅ Dia 24/03 às 15h – Quarta-feira🕰 Convidados: 🔸 Andreia Munemassa – Assessora Jurídica do ATENS SN 🔸 Francisco Domingos – Assessor Político do ATENS SN 🔸 Amauri Perusso – Presidente da Região Sul da Pública Central do […]

Leia mais

Ação garante reintegração de ecetista demitida por justa causa indevidamente

O Escritório Munemassa Advogados conquistou decisão favorável em Ação Trabalhista do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Estado do Rio Grande do Norte – SINTECT-RN, anulando processo administrativo que resultou na demissão de atendente comercial por justa causa indevida e garantindo sua reintegração ao trabalho, pagamento de todas as verbas do período de […]

Leia mais

Escritórios

Centro Empresarial Palatino - Sala 404
Rua Raimundo Chaves, 1570 Lagoa Nova
Natal-RN | CEP 59064-368

Executive Center - Salas 412 e 413
Rua Guajajaras, 910 Centro
Belo Horizonte-MG | CEP 30180-100